Como conquistar um cliente: Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal!
Bom estou meio sem tempo para postar alguma coisa. Vou deixar
uma história para refletir:
Como conquistar um cliente: Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal!
Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia. Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “- Bem-vindo ao Venetia!” Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com osprocedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte. Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da
lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.
Que noite agradável aquela! Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: “Sua marca predileta de café. Bom apetite!” Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. “Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?” Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal.
Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas.
O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!
Lembrando que:
Esta mensagem vale para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família,
casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação
para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam desapercebidos.
Grande Abraço.
Deus abençoe vocês.
25 de junho de 2007 às 18:31
Muito bom!
[]s
4 de dezembro de 2007 às 21:55
Vou tentar lembrar-me disso e aplicar esses gestos simples no meu dia a dia.
[ ] ‘s
27 de dezembro de 2008 às 12:58
Ola, muito interresante esse texto, sou policial militar e vejo a importancia de se ter um bom relacionamento com as pessoas, como entende-las melhor e procurar extrair delas informaçoes mais precisas que colaborem com nosso serviço.
Boa tarde e muito obrigado
Feliz ano novo….
2 de fevereiro de 2009 às 20:03
Muito bom, realmente é pra refletir, não só para uso em empresas ou comercio, msa também na nossa vida pessoal.
Abraços…
23 de fevereiro de 2009 às 22:46
Boa noite eu gostei da historia.. sou vendedor
vendo sandalias havaianas para um distribuidor ..meu caso e o seguinte quando entro em alguma empresa .. bom dia fulano responde bom dia ..encontrei preço e prazo melhor..sou amigo dos meos clientes cultivo a amizade de vez em quando dou brindes com sandalias a mais no pedido..estou perdendo clientes por questao de preço o que eu faço….
não repara..madei esta mensagem do celular não tem acentos..
27 de novembro de 2009 às 0:45
magnífico!!!! os detalhes nos mostram o quanto somos especiais……
22 de junho de 2010 às 14:40
Excelente este texto, sou corretor imobiliário trabalho para um grande corretora, este texto me deu uma boa base para me relacionar melhor com o meus clientes, o que maioria das pessoas não fazem é ouvir o que o cliente tem para dizer e ao mesmo tempo fazer perguntas inteligente para descobrir aquilo o que ele não quer dizer, isto que é a arte do bom atendimento, gostaria de receber mais matérias como esta, tenha uma ótima semana. Zanoteli (zanoteli@franciscorochaimoveis.com.br)
28 de junho de 2010 às 17:48
Obrigado. Eu peguei esse texto de um e-mail que recebi, vou tentar postar coisas assim com mais frequência.
22 de março de 2011 às 16:17
muito bom gostaria de lê mais reflexões iquais a essa
4 de junho de 2011 às 15:13
muito legal as vezes nos esqueÇemos dos pequenos gestos e eles fazem uma grande diferenca.
29 de janeiro de 2013 às 19:25
Boa Noite,
Gostei muito enriqueceu meu lado de comerciante.