Vai viajar para Bonito – MS? Saiba o que levar.

Postado em Atualizado em

Recentemente viajei para Bonito nas minhas férias, eu e minha esposa.

Compramos um pacote pela CVC e pelo fato de ser CVC, achamos que eles dariam todas as instruções necessárias para a viagem. Mera ilusão.

No dia em que compramos o pacote, até que a vendedora foi bem atenciosa, mas falou muito pouco do lugar. Ela falou o que ela sabia na teoria, pois tinha feito um trabalho sobre Bonito na faculdade. Mas várias perguntas que fizemos ou ela não sabia responder ou respondia errado.

Quando fomos pegar os nossos vouchers, pensei que dariam mais instruções sobre a viagem. Coisas simples tipo: “Leva isso, leva aquilo, lá é assim ou assado”. Que nada.

Infelizmente tivemos que aprender algumas coisas lá mesmo. Vejam bem, não estou reclamando do lugar, Bonito é maravilhoso, recomendo a todos, estou reclamando do atendimento que a CVC dá.

Pois bem. Se você for viajar para Bonito -MS, o que você deve levar? Segue aqui alguns itens que eu e minha esposa achamos importantes:

1 – Os passeios nas trilhas em cavernas, só podem ser feitos de tênis, papete ou com botinhas de neoprene. Não pode ser feito com chinelo. Pois bem, fazer de tênis não é bom, pois as trilhas são mescladas com cachoeiras, logo é um saco ter que  colocar e tirar o tênis toda hora, fora que ele vai ficar molhado e as pedras das cachoeiras cortam o pé se entrar descalço. As botinhas de neoprene, na maioria das vezes precisam ser alugadas no passeio. Não sabendo disso, só levamos tênis e chinelo, ou seja, tivemos que alugar as botinhas de neoprene. Sugestão: Compre uma papete, ela vai servir para todos os passeios.

2 – Compre uma câmera aquática ou uma proteção de acrílico para a sua. Lá são feitos muitos passeis em rios(bote e flutuação) e muitas cachoeiras. Você com certeza vai querer tirar fotos nas cachoeiras, no bote onde molha tudo e principalmente na flutuação dos rios(principalmente no Rio da Prata), pois dá pra ver muito peixe. Se você não levar uma câmera aquática, você terá que alugar uma, que ai vai custar de R$ 35,00  a R$ 60,00 o dia, dependendo do passei e do lugar. E se a bateria acabar no meio do passeio, dançou, os guias não vão te arrumar outra bateria, ou seja, bateu a foto bateu, se não bateu dançou. Não compre aqueles saquinhos de câmera, aquilo não resolve nada, a foto fica ruim e as vezes entra água. Também não compre aquelas máquinas descartáveis, a qualidade não é boa e não dá para saber se a foto ficou boa ou não. Sugestão: Compre uma câmera aquática ou aquelas proteções de acrílico que envolvem toda a máquina e fica uma máquina parecendo um Transformer.

3 – Compre uma máquina fotográfica terrestre que tenha bastante Zoom. Em Bonito dá para ver vários tipos de animais, só que na maioria das vezes, eles estão longe, estão nas árvores ou passando lá longe. O ideal é ter uma máquina com um Zoom de uns 12x. Ai você vai conseguir fotografar bem esses animais, caso contrário você vai ter que ficar explicando para os seus amigos que aquele pontinho preto e amarelo na foto era um tucano. Sugestão:  Compre daquelas máquinas que tiram várias fotos por minuto, é muito bom para pegar os vários tipos de aves voando por lá, principalmente as araras no Buraco da Araras.

4 – Leve um binoculo. Da mesma forma que é bom ter uma câmera com muito Zoom, é bom ter um binoculo, ele será muito útil para alguns passeios onde é complicado visualizar algo de longe. O Buraco das Araras é um desses, e o binoculo ajuda a ver os vários tipos de aves nas árvores.

5 – Tome Complexo B. Repelente para os mosquitos de lá é igual a perfume, quanto mais você passa, mais eles veem. E olha que usamos a melhor marca que tem no mercado. Depois de dois dias lá, fiquei sabendo através de um farmacêutico, que o ideal é tomar complexo B, o cheiro da vitamina no corpo espanta os mosquitos. Comece a tomar a vitamina uns 4 dias antes da viagem, essa foi a recomendação. Sugestão: Realmente não passe perfume, desodorante ou creme, esses cheiros atraem os mosquitos. Outra coisa, leve aqueles espanta mosquito de tomada para as noites, pois mesmo com tudo fechado, eles conseguem entrar no quarto.

6 – Se você não for cliente do Bradesco, Caixa ou do Banco do Brasil, leve bastante dinheiro, pois só existe esses três bancos por lá, e o da Caixa e na lotérica. Alguns passeios aceitam cartão, mas não são todos e nem sempre as máquinas de cartões deles funciona.

7 – Quando checar em Bonito, aproveite a primeira noite para ir nas agências da cidade. A CVC tenta empurrar alguns passeis e nem sempre eles são os melhores, e fazer passeis com a CVC não é muito bom, pois sempre vai muita gente e tem que ficar esperando. Procure, os preços vão ser os mesmos, mas a comodidade vai ser maior. Sugestão: A Boca da Onça é um passei maravilhoso que os guias da CVC não falam, o Abismo também.

8 – Leve pelo menos uma blusa de freio, pois dependendo da época, pode ser que faça um pouco de freio nas noites e madrugadas.

9 – Leve o protetor solar, só tome cuidado que em alguns lugares como nas nascentes dos rios, não pode entrar com protetor solar. Na verdade não pode passar o protetor na hora do passeio estando lá. Então se você é branco como eu, já passe o protetor antes de sair do hotel. Sugestão: Se você não quiser ficar com a batata da perna toda queimada, leve uma calça leg para o dia das flutuações, pois as roupas de neoprene de lá só vão até o joelho. Leve uma calça dessa mesmo sendo homem.

10 – Se puder, leve um Snorkel. Nos passeios de flutuação eles fornecem um Snorkel, mas tem muitos outros passeios, que é bacana olhar embaixo da água, pois tem muito peixe por lá, principalmente nas cachoeiras. Vale a pena levar um.

Bom, isso são as dicas que eu posso dar se você for viajar para Bonito – MS. A minha viagem foi muito boa, mas se eu soubesse dessas coisas antes, acredito que teria sido muito melhor.

Ah, e fica umas dicas de restaurantes:

– Restaurante Pantanal: Tem uma ótima carne de jacaré e de capivara. O prato principal deles é o Trio Pantaneiro, que vem com carne de jacaré, capivara e queixada, dá para umas 3 ou 4 pessoas comerem, apesar de eles falarem que é para 2.

– Cantinho do Peixe: O melhor lugar para comer alguns tipos de peixe. O parto principal deles é um Pintado ao molho de Urucum.

– Sale e Pepe: Esse restaurante foi indicado pelos guias como o melhor lugar para comer uma Piraputanga, que é o peixe da região, vocês vão ver muito desses por lá.

Bom, espero que essas dicas ajudem.

104 comentários em “Vai viajar para Bonito – MS? Saiba o que levar.

    Regina disse:
    29 de dezembro de 2010 às 11:53

    Acabei de pegar suas dicas e muitas me surpreenderam – não conheço ninguém que foi para Bonito e estarei lá dia 17 de janeiro 2011. Fiz um deposito de 30% do valor dos passeios que selecionei atraves de dicas de internautas também mas pouca gente falou do Boca da Onça e fiquei na dúvida de ir…acho que vou fazer um complementar amanhã para aproveitar este também! Quando voltar eu escrevo novamente sobre suas dicas e minha viagem a Bonito. Valeu!!!

      Cesar respondido:
      29 de dezembro de 2010 às 12:08

      Que bom. Espero que essas dicas ajudem na sua viagem. Bonito é um lugar maravilhoso e vale muito a pena.
      A Boca da Onça é com certeza um dos melhores passeios com uma ótima infra-estrutura. Se você fizer não vai se arrepender.

      Boa viagem e curta bastante.

      Abraços

      Rubens Sabóia disse:
      9 de outubro de 2014 às 22:34

      Sensacional a iniciativa. Aprendi que o melhor conhecimento é o compartilhado, e essas dicas fazem grande diferença em qualquer viagem que se faça, ainda mais aqui no nosso país, que infelizmente tem como triste marca a exploração dos turistas. Irei agora no fim de outubro com a minha esposa, e com certeza levarei as dicas aqui registradas. Após o retorno será um prazer acrescentar algo sobre o luga.

        Cesar respondido:
        10 de outubro de 2014 às 8:22

        Que bom que tenha gostado Rubens.

        Espero que aproveite bastante a viagem e depois compartilhe aqui. Já vai fazer um tempo que fui, então algumas
        coisas podem ter mudado e é sempre bom estar atualizado.

        Abraços

    Elisangela disse:
    1 de janeiro de 2011 às 10:32

    Puxa que bacana, obrigada pelas dicas, eu vou pra lá dia 06/01/2011, eu também comprei oom a cvc e eles não falam nada mesmo, e essas informações são muito importantes, você sabe me dizer se algum telefone celular funciona ? E a internet é de boa qualidade ou preciso levar um modem ?
    Obrigada,
    Elisangela

      Cesar respondido:
      1 de janeiro de 2011 às 14:26

      Na área da cidade e das pousadas os celulares pegam. O meu é TIM é pegou normalmente, nas fazendas dificilmente pega, nas trilhas menos ainda. Na pousada que eu estava não tinha internet wireless, somente um computador com internet que eu não usei, eu usei o 3G do meu celular, que não funciona com grande qualidade lá. Acho que a internet vai depender muito do hotel que você estiver hospedada.

      Boa Viagem.

    Alline disse:
    14 de março de 2011 às 12:05

    Adorei as dicas, pois tbm vou comprar um pacote pela cvc para viajar em janeiro de 2012. Fui na cvc e realmente eles não informam nada, nem os passeios eles tem muita informação. Obrigada

      dulce angela disse:
      26 de março de 2011 às 13:27

      Aline, entre em contato com a Agencia Ar, que fica lá em Bonito!!! Vc vai adorar.

    dulce angela disse:
    26 de março de 2011 às 13:26

    Olá…
    eu nunca gostei de fazer passeios pela CVC, sempre preferi pesquisar tudo na internet.
    Estarei em bonito em Abril/11, e contactei uma agência de lá que me deu todo o suporte necessário que se chama Agência Ar. Durante meu passeio vou fazer um diário de bordo, contando tudo. Quem quiser acompanhar é só seguir o meu blog!!!!
    Abraços…

    Jordana disse:
    28 de março de 2011 às 13:28

    Olá
    Obrigada pelas dicas desde já
    Vou providenciar tudo isso, para não ter problema, estou indo neste sabado para Bonito eu e mesmo marido.
    Não vejo a hora de chegar.
    valeuuuu

    Jordana disse:
    28 de março de 2011 às 13:29

    Jordana :OláObrigada pelas dicas desde jáVou providenciar tudo isso, para não ter problema, estou indo neste sabado para Bonito eu e meu marido.Não vejo a hora de chegar.valeuuuu

    Marilia disse:
    17 de abril de 2011 às 16:56

    Achei o texto em uma busca sobre o que levar para Bonito. Adorei!!! Bem prático. Estou indo para Bonito no final do mês e com certeza levarei em consideração as tuas colocações. Obrigada por compartilhar!

    Fernanda disse:
    27 de abril de 2011 às 11:04

    Nosso adorei suas dicas .. mto boooom …obrigada , ja tinham me falado de tomar essa vitamina . agora q vc falou vo ter ctz hihi.. vou ate imprimir aqi obrigaaaaaada ..;*

    Romy disse:
    9 de maio de 2011 às 21:40

    Poxa, você é muito bacana de passar essas dicas todas. Adorei principalmente a informação sobre os mosquitos. Eles me adoram. Fica aquela nuvem ao meu redor, igual das revistas em quadrinhos, e fico parecendo doente de catapora de tanta picada, ainda mais que tenho a pele sensível e cor de rosa. Vou tomar dose tripla de complexo B, e ainda cápsulas de óleo de alho. Graças às suas dicas, minha viagem à Bonito será supimpa!!!!! E quem sabe, até vou morar lá, pois estou procurando uma cidade sossegada.
    Muito obrigada e tudo de bom para você.

      Cesar respondido:
      9 de maio de 2011 às 22:10

      Por nada Romy. Tenha uma boa viagem. Você vai adorar Bonito, ela realmente é muito linda e tranquila. Abraços

    Daniela disse:
    19 de junho de 2011 às 12:00

    Simplesmente o máximo, adorei todas as obeservações feitas.
    Espero realmente conseguir viajar para este lugar que acredito ser mágico, andei pesquisando em algumas agências e os valores estão um pouco salgado para a epóca que estou querendo ir.
    Mas mesmo assim me diverti e aprendi bastante com suas dicas.

    Abraços ao casal

      Cesar respondido:
      21 de junho de 2011 às 8:14

      Obrigado Daniela. Faça uma cotação de passagens e hotéis com antecedência, tente ir em uma data fora de época. Novembro é um mês bom para ir e não tão caro. Se você for ir pela CVC vai sair mais caro e não vale a pena. Infelizmente só descobri isso depois. Abraços

    Kátia Cristina disse:
    20 de junho de 2011 às 21:19

    Que bom que existe pessoas tão legais como vc que dividem informaçãoes no sentido de ajudar os outros,estou indo a Bonito agora em Julho e com certeza suas dicas serão fundamentais,pois nunca li dicas tão detalhadas e espirituosas. Obg Kátia Cristina Natal/ RN

      Cesar respondido:
      21 de junho de 2011 às 8:13

      Obrigado Kátia. Espero que aproveite bastante o passei, vale muito a pena. Abraços

    Patricia Braga disse:
    3 de agosto de 2011 às 10:05

    Caramba! Você salvou minha vida!!! rsss. Muito obrigada pelas dicas!

    Claudia disse:
    16 de agosto de 2011 às 9:46

    Olá, Muito obrigada, por ajudar as pessoas q irão pela primeira vez à Bonito, se não fosse seu bom coração. Obrigadaaaaaa!!!!!!!

    San disse:
    8 de novembro de 2011 às 19:30

    Adorei todas as dicas!!! vai ajudar muito!! vou pra Bonito em Janeiro e estou anciosa para ver tudo que vc viu, deve ser mágico!!

    Lidia disse:
    20 de dezembro de 2011 às 22:31

    Muito obrigada!!! Eu e meu esposo vamos para Bonito em fevereiro em Lua de Mel e você nos deu uma luz com suas dicas. Já anotei tudo e vamos começar a providenciar. Valeu!!!

      Cesar respondido:
      21 de dezembro de 2011 às 7:11

      Quem bom que as dicas vão ser úteis. Boa viagem pra vocês, aproveitem bastante. Abraços

    Gildete disse:
    28 de dezembro de 2011 às 18:40

    Muito obrigada pelas dicas, pois estou indo dia 06/01/2012, e estava totalmente perdida com relação ao que levar.

      Cesar respondido:
      3 de janeiro de 2012 às 15:40

      Que bom que ajudou🙂. Boa viagem pra você.

    Michelle disse:
    3 de janeiro de 2012 às 15:28

    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Vou para Bonito em 15 de janeiro de 2012 e estou fazendo a lista de itens importantes para levar na viagem. Suas dicas foram muito úteis!
    Realmente a CVC não fornece muitas informações e por isso não me senti segura em fechar o pacote com ela. Farei a viagem pela Ambiental Turismo que por meio da agente de viagem está prestando todo o suporte.

      Cesar respondido:
      3 de janeiro de 2012 às 15:39

      Realmente a CVC não dá muito suporte nessa questão. Que bom que conseguiu por outro lugar. Uma boa viagem.

    CLEIDE disse:
    10 de janeiro de 2012 às 22:41

    QUE BACANA SUA ATITUDE DE DEIXAR ESSAS DICAS. GOSTEI MUITO, OBRIGADA.
    ESTOU INDO COM MINHA FAMÍLIA PARA BONITO NO DIA 18.01.12 E ESSAS DICAS VÃO SER MUITO PRECIOSAS, JÁ QUE AS PESSOAS NÃO NOS FALAM SOBRE ESSES PEQUENOS DETALHES COMO POR EXEMPLO( PERNILONGOS- MINHA FAMÍLIA É ALÉRGICA A ESSES BICHINHOS).
    OBRIGADA PELAS DICAS ADOREI.

      Cesar respondido:
      11 de janeiro de 2012 às 7:45

      Oi Cleide, que bom que pude ajudar.

      Então, o ruim é que não é só pernilongo, e todo tipo de bichinho que pica..rsrs. Mas mesmo assim,
      é um ótimo passeio, um dos melhores que eu já fiz, vocês vão gostar bastante.

      Abraços

    Patricia disse:
    7 de fevereiro de 2012 às 13:44

    Olá, estou indo pra Bonito agora no fim do mês. Adorei as suas dicas e me serão mto úteis. Uma dúvida: nos passeios posso levar uma mochilinha com as coisas e depois terei lugar para guardá-las com segurança? Fico com receio por causa de câmera, carteiras etc. Obrigada, Patricia

      Cesar respondido:
      7 de fevereiro de 2012 às 13:48

      Olá Patrícia.

      Você pode levar uma mochila sim. Alguns dos passeios tem onde você deixar sim, alguns tem armários com chaves. Dependendo do passeio, eles recomendam deixar as bolsas e levar somente a câmera. Em alguns passeios você pode deixar as coisas dentro do ônibus se você for por alguma agência de viagens. Na maioria dos passeios teve onde deixar as coisas, em somente alguns levei a bolsa junto comigo. Tenha um bom passeio.
      Abraços

    Cris disse:
    10 de outubro de 2012 às 9:34

    Adorei as dicas, salvou minha viagem. Também estou indo pela CVC e não tive nenhuma orientação. Muito Obrigada!

    Sandra disse:
    7 de novembro de 2012 às 20:55

    Estou indo em janeiro (sem a CVC) e as dicas foram ótimas! A do complexo B então, adorei!
    Obrigada.
    Abs

      Cesar respondido:
      8 de novembro de 2012 às 7:50

      Bacana Sandra, que bom que gostou das dicas, espero que ajude. Boa viagem.

    Angela disse:
    15 de novembro de 2012 às 13:10

    Nossa mara, essas dicas vão ajudar muito, a do complexo B foi ótimo kkkk, pode ter certeza que vou tomar sim, porque eu tenho sangue doce p esses mosquitos , e parabens vc escreve muito bem .. bjs e voila Bonito q eu to chegando ai em Dezembro ….

    neusa disse:
    17 de novembro de 2012 às 14:27

    Amei suas dicas muito obrigada mesmo!!

    Suellen disse:
    22 de novembro de 2012 às 14:55

    Estou indo passar minha lua de Mel lá em Junho de 2013, estava pensando em fechar um pacote coma gência de lá, que é a Bonito Way..Você tem alguma referência dela?
    Outra coisa que queria saber é se de Mato Grosso para Bonito é muito longe..Estou com difculdade em achar passagem direto para Bonito…

      Cesar respondido:
      22 de novembro de 2012 às 15:03

      Oi Suellen. Infelizmente não tenho referência dessa agência de viagens. É bom dar uma boa pesquisada na internet por ela.
      A distância entre Campo Grande e Bonito são uns 260 Km, umas 3 horas de viagem. Realmente acho que vc não vai encontrar passagens
      direto pra lá, pois o áero porto de Bonito é bem pequeno e não desse aviões grandes. E se não me engano, ele é exclusivo da CVC.

    ELAINE JIANG disse:
    26 de novembro de 2012 às 15:03

    Adorei as dicas… agora so to com uma duvida… alguem ja foi para la no final do ano (reveilon)? Chove muito? E as chuvas atrapalham?

      Cesar respondido:
      27 de novembro de 2012 às 6:42

      Elaine, infelizmente essa informação eu não vou saber te dar. Quando fui, era meio do mês de Novembro, em uma semana que fiquei lá, só choveu um dia.

    Rodrigo Caetano disse:
    4 de dezembro de 2012 às 14:29

    Cesar, vou semana que vem…parabéns pelas dicas…muito boas..

    Gabera disse:
    23 de dezembro de 2012 às 20:42

    Olá. Gostei das dicas, mas fiquei preocupado com a questão dos mosquitos. Soube por um amigo meu que está agora em Aquidauana que está dando um surto de dengue por lá, então queria saber um pouco mais sobre a dica de tomar o Complexo B. Assim, você diz para começar a tomar uns 4 dias antes, mas de quanto em quanto tempo, até quando, quantas cápsulas, esse tipo de coisa, e se realmente te ajudou na viagem. Dá mais mosquito na cidade ou nos passeios? Obrigado mais uma vez pelas dicas!

      Cesar respondido:
      24 de dezembro de 2012 às 10:36

      Olá Gabera. A questão do complexo B foi o farmacêutico lá de Bonito que me deu a dica. Ele disse que para melhor efeito tinha que começar a tomar uns 4 dias antes. Mas não teria problema em começar no próprio dia. Vc tem que tomar uma capsula por dia enquanto estiver lá. Junto a isso, eu continuava a passar o repelente. Tem mosquito em todos os lugares, não tem para onde correr. Mas posso dizer que o complexo B ajudou muito. Qualquer coisa, converse com um farmacêutico. Abraços

        Gabera disse:
        24 de dezembro de 2012 às 11:02

        Então, perguntei também à agência de viagens na qual fiz o roteiro, eles me responderam o seguinte:

        “O complexo B realmente é ótimo contra mosquitos, o mesmo seria muito indicado caso fosse para a Fazenda San Francisco, caso ache melhor prevenir indico toma-lo, porem o repelente nos passeios em Bonito já ajudam bastante, quanto a perfumes e desodorantes podem ser usados normalmente.”

        Por isso é bom confrontar a teoria com a realidade🙂

        A agência chama-se Crisval, também fiz o pacote eu mesmo, sem depender de CVC e coisas do gênero, porque achei que ia ficar mais caro. De qualquer forma, minha estadia começa dia 28, então estou a 4 dias do começo, acho que a vitamina vai me ajudar bastante.

        Obrigado mais uma vez!

        Cesar respondido:
        26 de dezembro de 2012 às 7:32

        Bacana.

        Bom, a minha experiência é que só o repelente não ajudava em nada. Foi por isso que fui até a farmácia. Fui perguntar
        para o farmacêutico se existia um repelente mais forte. Ele disse que não e foi ai que ele indicou o complexo B, e
        deu a dica de não ficar utilizando perfume. Acredito que desodorante não é o problema e sim o perfume que é mais forte.

        Mas é isso ai, fico feliz de ter ajudado. Boa viagem, aproveite bastante.

        Abraços

        Gabera disse:
        26 de dezembro de 2012 às 9:25

        Por isso que é bom ler opiniões de quem já esteve lá, igual quando fui no cruzeiro de reveillon para Copacabana pela CVC, tinha muita coisa que eu tinha dúvida mas um blog como o seu salvou minha vida na época, já que a CVC não informa quase nada🙂

        Enfim, já estou tomando o complexo B e comprei uma papete😉

    Mery disse:
    9 de janeiro de 2013 às 19:37

    Gostei tanto das dicas que peguei aqui antes de viajar que achei legal colocar as minhas dicas também!

    Bonito – fomos entre os dias 30/12/12 e 06/01/2013
    Algumas recomendações para quem quiser ir para Bonito
    Máquina fotográfica: comprei uma capa plática para usar a minha máquina digital por R$35,00, usei em todos os passeios, as fotos dentro da água ficaram ótimas, basta selecionar o módulo subaquático do equipamento, este ajuste é representado por um peixe.

    Gruta do Lago Azul: Não vá se estiver chovendo, nós fomos e não vimos nada de azul, apenas perdemos nosso tempo.
    Todos os passeios de flutuação fornecem roupa de neoprene, é importante passar protetor solar nos pescoço, orelhas e panturrilhas. (R$36,00)

    Flutuação Nascente Azul: Só escolha esta se for a primeira pois, embora seja linda, com a água totalmente transparente e vários peixes, ela é bem pequena e ficaria sem graça se fossemos depois do Rio da Prata.O almoço não é tão bom mas tem um tanque com peixes enormes para poder aproveitar mais alguns mergulhos depois do passeio.

    Flutuação Rio da Prata: É sem dúvidas o melhor passeio de Bonito, 1:30 de flutuação com muitos peixes lindos numa agua totalmente cristalina, foram as melhores fotos subaquaticas do passeio.(R$198,00)

    Cachoeiras: Eu só fui no Rio do Peixe, mas pelo que falei com as outras pessoas é realmente o melhor, chegamos pela manha, passamos por 4 cachoeiras, pequenas mas ótimas para banho, o almoço é maravilhoso, dormimos em um redário onde bate uma brisa refrescante e depois o dono do lugar chama macacos que comem banana direto na mão dos turistas e 3 lindas araras que pousam no ombro dos turistas para tirar fotos. Mas ainda não acabou, depois do almoço passamos por mais duas tirolezas, trampulim, um buraco para saltar e mais uma cachoeira. Simplesmente fantástico, pincipalmente se tiver a sorte de pegar o guia Édinho, um carioca muito simpático que nos guiou neste roteiro. OBS. Não vale a pena ir de tenis, pois a trilha é intercalada com as cachoeiras, pode ser feita de chinelo mesmo, ou de preferencia com uma sandália “papete” que fique bem presa aos pés. É nelhor pegar o passeio pela manha, pois o almoços está incluso e se o passeio for pela tarde o turista tem que chegar cedo para almoçar e não tem nada para fazer lá, além do passeio, não tem rio nem piscina para passar o tempo enquanto espera pelo passeio.(R$138,00)

    Boca da Onça: Este também é um passeio de cachoeiras, tem a maior cachoeira de Bonito, que é muito bonita, durante o passeio há três paradas para banho, a melhor é a primeira que tem uma pequena caverna por onde passamos e chegamos em uma cachoeira, o passeio é muito bom para as fotos. Os mais corajosos podem subir uma escada de 866 degraus para chegar até o topo da cachoeira, de onde pode-se ver todo o vale formados pelo rio. O amoço é bem bom e tem uma piscina para curtir o resto do dia. Ir de papete ou tenis, levar repelente.(150,00)

    Balneário Municipal: A opção mais barata de lazer, é como um parque com um rio com a agua igual ao do Rio Formoso, com peixes enormes onde se pode mergulhar a vontade, o tempo que quiser e sem guia. (R$20,00)

    Tomei a vitamina B, indicada aqui, e acho que funcionou, pois não fui picada!

    Resumindo, o lugar é maravilhoso e vale muuuuito a pena!

    Eu fui de carro, saindo de Curitiba (1.150km), estradas boas e sem movimento.

    Aproveitem e voltem para contar…

      Cesar respondido:
      10 de janeiro de 2013 às 8:06

      Muito legal Mary.

      Muito obrigado por essa grande colaboração, com certeza traz mais conteúdo para esse post.

      Abraços

      Gabera disse:
      10 de janeiro de 2013 às 13:43

      Fiz quase os mesmos passeios e quase na mesma época (29/12 a 02/01) e vou postar a resenha completa em meu blog mais tarde, pois acabei de chegar das férias, mas apenas resumindo:

      – 29/12 – Flutuação no Formoso: só faça se não for fazer o do Rio da Prata, que é milhares de vezes melhor.

      – 30/12 – Boca da Onça: realmente fantástico, porém bem cansativo. Subi os degraus do trapiche do rapel e fui o terceiro a chegar lá em cima, mas estava suando em bicas. Talvez tenha até sido bom que chuveu durante quase o passeio todo por conta disso.

      – 31/12 – Gruta Azul: o passeio mais curto de todos, e talvez por isso foi deixado para o último dia do ano. No dia fez sol pela manhã, então pudemos ver bem o azul da lagoa. O guia me informou que quando está nublado eles cancelam o passeio justamente devido à frustração de não ver o azul, mas então pelo visto eles não cancelam nada, papo de guia.

      – 02/01 – Flutuação no Rio da Prata: sem dúvida é um passeio imperdível, não sei se existe algo em Bonito melhor que esse (tirando talvez o Abismo Anhumas, para quem tem coragem). O mais longo de todos, água extremamente transparente, visibilidade excelente, não tem o que falar. Levei uma GoPro e filmei quase o trajeto todo embaixo d’água, vou colocar os vídeos no youtube assim que possível e linkar no blog.

      – Considerações gerais: o complexo B deve ter ajudado, porque fui picado muito pouco. Não sei os outros, mas o hotel Lucca tem um sabonete horrível que não faz espuma (recomendo levar o seu ou comprar um decente por lá). Quanto à agência que programou meus passeios, a Crisval, eles me enrolaram quanto ao passeio no Rio da Prata, pois fui bem claro que eu queria mergulho com cilindro e não flutuação, e na hora não foi bem assim, e agora não obtive resposta da reclamação que fiz devido a isso, então não recomendo. Fiquei sabendo por um guia lá que o passeio ao Buraco das Araras já inclui o binóculo, contrariando a informação do Cdom, mas como não fiz esse passeio não posso garantir.

      Meu blog é o http://www.boxixo.com.br, em breve colocarei a resenha do passeio, com muitas fotos e vídeos.

        Cesar respondido:
        10 de janeiro de 2013 às 17:17

        Bacana Gabera.

        Fazendo alguns comentários no seu post e da Mary:

        – Realmente, você precisa ir no Rio Formoso antes do da Prata, se não vai ficar decepcionado.

        – Eu achei as cachoeiras da Boca da Onça mais legais do que as do Rio do Peixe, mas realmente no Rio do Peixe é bem legal a interação com os macacos e com as araras, quando eu fui só tinha uma, a Lara.

        – Também subi os degraus da Boca da Onça. É cansativo, mas a vista é fantástica.

        – Quando fui na gruta azul também estava um tempo bom, e deu para ver bem o azul da gruta.

        – Quando eu fui no buraco das Ararás (Isso foi em 2010), não tinha binóculos. Talvez tenham colocado depois disso.

        Valeu pelos comentários e por darem mais valor ao post com as considerações da viagem de vocês.

      Sergio disse:
      9 de janeiro de 2014 às 5:05

      Ola.. vc conhece a estrada ? ou colocou no GPs e foi certinho sem erros do GPS ???

    […] abaixo a resenha de reveillon 2012/2013 em Bonito – MS, que contou com as dicas que constam neste post do blog do Cdom, que me ajudaram muito antes da viagem. Como sempre, a resenha vai em capítulos e em ordem […]

    Ana Cristina disse:
    15 de janeiro de 2013 às 22:16

    Cheguei de lá dia 13/01/13. Concordo com todos sobre a beleza do lugar. É maravilhoso. Não consegui fazer o passeio do rio da prata pois não tinha mais vaga e o do rio sucuri foi cancelado pois a policia ambiental interditou o lugar pelo numero maior de visitantes que o permitido. A agencia Ar foi bem atenciosa conosco.
    Não usei o complexo B só o repelente mas não fui atacada por mosquitos e nem no hotel.
    Se eu tivesse visto essas dicas antes. teria sido muito bom.
    Vale a pena visitar. Eu Pretendo voltar.

    Janaina disse:
    15 de janeiro de 2013 às 22:23

    Olá! Obrigada pelas dicas!!! Foram muito boas!!! Gostaria de saber se em JUNHO é bom este destino? Como tem muito contato com água, natureza, etc, fiquei na dúvida. Qual pousada indica? E empresa para os passeios? E qual é a média de valor desses passeio??? Grata!!!

      Janaina disse:
      15 de janeiro de 2013 às 22:26

      Ah.,… tem mais uma dúvida…Vou sozinha… será isso muito ruim? Ou o pessoal de la é bem amigável?

        Cesar respondido:
        16 de janeiro de 2013 às 7:45

        Bom, difícil te dizer. Eu particularmente não gosto de fazer nenhuma viagem sozinho. Sempre vou com a minha esposa.

        Mas todo o pessoal que conheci lá era muito gente boa.

        Abraços

      Cesar respondido:
      16 de janeiro de 2013 às 7:44

      Então Janaina, é bom você ir em uma época que não faça muito frio e nem que chova muito, caso contrário você não vai conseguir aproveitar muito os passeios. Eu fui no meio de Novembro e foi perfeito, só choveu no dia que fui embora.
      Eu fiquei em uma pousada chamada La Paloma, ela é simples mas é bem legal. Para os passeios, tem várias empresas de turismo no centrinho da cidade. Sobre os valores, não vou saber te informar, pois já deve ter mudado desde a época que eu fui.

      Abraços

    Gabera disse:
    16 de janeiro de 2013 às 7:59

    Finalmente consegui finalizar a resenha de minha viagem a Bonito. Segue o link:

    http://boxixo.wordpress.com/2013/01/15/resenha-sobre-bonito-ferias-e-reveillon-2012-2013/

    Espero que seja útil!

    Katia Francisca Sartori disse:
    16 de janeiro de 2013 às 10:43

    Poxa…valeu mesmo essas dicas. Irei agora em Mar2013. Além do complexo B vou tomar a vacina contra febre amarela….os mosquitos ultimamente são mutantes….melhor prevenir….valeu!!!!!

    Joyce Paixão disse:
    16 de janeiro de 2013 às 12:50

    Muito obrigada pela dica irei no dia 20/01/2013 com o meu noivo para lá e estava desesperada pois a CVC não te fala nada mesmo.E sobre a dica dos mosquitos achei muito legal pois tenho muita alergia a insetos,desde já muito obrigada.

    Cartier disse:
    22 de janeiro de 2013 às 14:22

    Valeu as dicas. Pretendo ir a Bonito em fevereiro de 2013.
    Providenciarei tudo o que você recomendou.

    Obrigado,

    Cartier

    Flávia disse:
    23 de fevereiro de 2013 às 3:38

    Olá,pretendo ir a Bonito em Março, gostaria de saber que tipo de roupa levar(para o dia), só biquini, maiôs, calças(tipo ginástica)?
    Eh realmente necessário tomar a vacina da febre amarela?
    Obrigada,
    Flávia

      Cesar respondido:
      23 de fevereiro de 2013 às 10:39

      Flávia, todos os passeios são trilhas e cachoeiras. É interessante ir com roupas leves, tipo bermudas e camisetas, pois lá é bem quente.
      E colocar roupa de banho por baixo para entrar nas cachoeiras. Leve uma bolsa com toalha e para poder guardar as roupas durante o
      mergulho.
      Sim, é necessário tomar a vacina sim, tome com alguns dias de antecedência.

      Abraços

        Janaina disse:
        23 de fevereiro de 2013 às 11:06

        Olá pessoal!!! Vou para Bonito em junho de 2013. Por enquanto só. Alguém topa fazer caravana e ir também? Sou de SP. Bjs!!

    Gracinha disse:
    28 de fevereiro de 2013 às 13:25

    Estive em Bonito no carnaval, 10 dias incluindo um dia e meio em Campo Grande. Fui com um grupo de senhoras com idade beirando os 70 anos. Nosso primeiro passeio foi as grutas: lago azul e são miguel, não recomendo a primeira para pessoas com problema de joelho ou locomoção(o acesso é bem ruim). O restante dos passeios foi bastante tranquilo, inclusivo o Rio da Prata( em que parte do grupo não foi) e passo pra vcs. a falta de profissionalismo das agências – dentre elas as melhores citadas aqui, cada uma que desse uma informação errada! O rio da prata não tem problema nenhum, qualquer um pode ir. No passeio a Boca da Onça (destaque para a cachoeira do macaco – de longe uma das coisas mais lindas que vi em Bonito) subimos TODAS os oitocentos e tantos degraus, devagar, mas sem problemas. A decepção foi que ao subirmos os degraus( pode-se também voltar de carro)a vista da plataforma poderia ser vista sem tanto esfoço, mas…valeu pelo restante do passeio.
    Em relação aos mosquitos, tomamos todas as providências: compleco B, repelente… Nada funcionou, fomos atacadas pelos mosquitos de maneira incrível. Talvez a visita feita em maio, junho seja melhor com mais quantidade de água nas cachoeiras e rios.
    Apesar de tudo, Bonito é lindo e a pousada que ficamos (Bonsai)é muito boa (o serviço é 10) e o melhor, fica bem no centro da cidade, ótimo pra quem vai às compras, porém ainda conserva árvores e no final da tarde, tomando um banho quentinho na piscina aquecida é possível ver tucanos, araras e outras aves voando.

    Carla disse:
    12 de março de 2013 às 11:50

    Olá, obrigada pelas dicas. Estarei em Bonito em novembro e concerteza essas dicas irão me ajudar, pois nunca viajei por lá. Depois conto como foi. valeu!

    Janaina disse:
    13 de abril de 2013 às 8:59

    Olá!!! Sou Janaina. Vou para Bonito em junho deste ano. A pessoa que ia comigo teve as ferias remanejadas então estou indo sozinha. Alguém vai nesta época? Podemos fazer companhia! me escreve: j.nutricao@yahoo.com.br

    Rosimary Botelho de Santana disse:
    2 de junho de 2013 às 20:00

    Olá, amigo!
    Eu quero também agradecer pelas ótimas dicas! Compartilhei com o meu grupo, da turma de turismo da Unirio, em Macaé/RJ! Todas as informações listadas nos serão muito úteis! Abraços!

      Cesar respondido:
      3 de junho de 2013 às 9:21

      Olá.

      Fico feliz que as dicas tenham ajudado.

      Abraços

    sandra regina r. silva disse:
    25 de junho de 2013 às 11:13

    estou querendo ir em agosto, gostei das dicas mas gostaria de saber se tem alguma dica para hospedagem boa e mais em conta pois vou c/marido e sem agencia.se poder responder agradeço. sandra silva

      Cesar respondido:
      25 de junho de 2013 às 13:59

      Sandra.

      Não vou saber te informar com precisão, pois infelizmente fui pela CVC. Eu fiquei em uma pousada
      chamada La Paloma. Ela é agradável, não é das melhores mas acredito que não tenha custo elevado, ainda
      mais negociando direto. Tem um lá que é muito bom, que é o Marruá, mas acredito que o custo desse seja
      mais elevado.

      Abs

        sandra regina r. silva disse:
        25 de junho de 2013 às 15:49

        grata pela dica, vou fazer orçamento neste que vc ficou.

        Janaina disse:
        28 de junho de 2013 às 12:54

        Olá! Sandra. Como vai? Sou Janaina, de SP. Fui para Bonito no começo de junho.

        Fiquei numa pousada chamada Céu de Estrelas. É uma pousada familiar, bem pequena, mas limpa e organizada. Ponto negativo foi o café da manhã, pois não tinha variedade. E era um pouco distante do centro, tipo umas 14 quadras… Eu ia de mototaxi, para chegar mais rápido. Dava para ir andando.. mas..

        Tenho conhecidos que ficaram na Pousada Segredo, disseram que o preço é bom e a localização é otima, pois fica bem pertinho da praça principal.

        Outros ficaram no Hotel Bonsai, é lindo e aconchegante e fica também muito próximo à praça principal.

        Tem outro pessoal que ficou num hotel chamado Watgha.. ou algo assim… rs… é tb longe do centro, mais ou menos a mesma distancia da pousada em que fiquei.

        Qualquer coisa me escreva e dou outras dicas e mando fotos.

        j.nutricao@yahoo.com.br

        Bjs

      Gabera disse:
      25 de junho de 2013 às 15:10

      Olá. Eu fui para Bonito no final deste ano, também fiz tudo por conta e detalho todos os passos no seguinte link:

      https://boxixo.wordpress.com/2013/01/15/resenha-sobre-bonito-ferias-e-reveillon-2012-2013/

      Achei que ficou bem em conta, considerando o que o pessoal tem pago para ficar lá. Espero que ajude.

    Fátima disse:
    4 de julho de 2013 às 8:52

    gostaria de saber se pegar celular pré pago oi, vivo.

      Cesar respondido:
      4 de julho de 2013 às 9:02

      O Meu celular é Vivo. Não é todo lugar que pega. Na pousada e no centro de Bonito ele pegava bem,
      mas em alguns passeios não.

    audimar lucia disse:
    9 de outubro de 2013 às 16:47

    Boa tarde Pedro , meu nome é Audimar sou de Goiania-Go ,gostaria de saber se é viavel viajar pra Bonito no inicio de Dezembro pois é mes de chuvas. obrigado.

      Cesar respondido:
      9 de outubro de 2013 às 19:25

      Boa Noite Audimar. Meu nome é Cesar.

      Não sei te dizer com propriedade, pois a viagem que eu fiz foi em Novembro, e durante a semana que fiquei lá, só
      choveu no último dia, mas foi uma chuva bem forte. Mas acho bom evitar ir lá em época de chuvas, pois acaba
      inviabilizando muitos passeios.

    Eliana Leal disse:
    17 de dezembro de 2013 às 16:33

    Gente estarei indo para Bonito em fevereiro 2014, adorei as dicas estava mesmo procurando algo assim ficarei na pousada Jubaia, alguém conhece? eles reservam todos os passeios escolhido por nós e também dão dicas até o momento estão sendo bem atenciosos.
    Fevereiro é uma boa época para viajar para bonito ?

    Bárbara disse:
    8 de janeiro de 2014 às 16:22

    Muito obrigada pelas dicas!! Com certeza serão muito úteis!!

    Carol disse:
    13 de janeiro de 2014 às 15:19

    Olá pessoal! Vou a Bonito em abril e gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de papete pra comprar! Obrigada!

    christoboss disse:
    21 de janeiro de 2014 às 5:56

    Excelente dicas! Vou aproveitar várias! Estou indo pela CVC. Você tem idéia de quanto se gasta mais ou menos com passeios e alimentação lá? Ficarei 6 noites. E tenho três passeios inclusos no pacote!

    edimilson disse:
    21 de janeiro de 2014 às 13:25

    Vou em fevereiro e pretendo alugar um carro de Campo Grande para Bonito.

    raquel disse:
    23 de abril de 2014 às 15:24

    Obrigada mesmo, foram as melhores dicas que encontramos até agora.

      Cesar respondido:
      24 de abril de 2014 às 14:23

      Obrigado Raquel. Que bom que ajudou.

    Sylmara disse:
    4 de maio de 2014 às 20:35

    Olá, Cesár! Estou impressionada com seu post,tão movimentado há tantos anos! Viajo para Bonito ainda esta semana e suas dicas e a contribuição do pessoal serão de grande valia!

      Cesar respondido:
      5 de maio de 2014 às 8:10

      Oi Sylmara.

      Verdade. Fico feliz que esse post ainda esteja ajudando tantas pessoas. E os comentários ajudam muito
      nisso também. Boa viagem.

      Abraços

    Adriana disse:
    7 de junho de 2014 às 19:32

    Ola amigos, conheci Bonito e Pantanal com a agencia Bonito Way, como os preços sao tabelados, o que fez muita diferença foi o atendimento rápido, alguns passeios eu comprei on line direto no site deles, depois me ligaram e eu reservei os demais… concederam 15% de desconto no Hotel e o transporte do aeroporto de Bonito ao Hotel foi gratuito. Muito organizado, valeu a pena… pretendo voltar!

    Diogo disse:
    16 de junho de 2014 às 19:32

    vou pegar essas dicas vou viajar para lá no dia 26 de junho.. muito obrigado!

      Cesar respondido:
      18 de junho de 2014 às 7:19

      De nada Diogo. Espero que sejam úteis. Boa viagem.

    MIRIAN CRISTINA CAPARROZ MARCHI disse:
    3 de agosto de 2014 às 21:27

    Vou para Bonito no dia 14 de agosto e estava em dúvida se tomava ou não o complexo B…. com as suas dicas resolvi que vou tomar… e acatar seus conselhos… muito obrigada.

      Cesar respondido:
      4 de agosto de 2014 às 8:39

      Legal Mirian. Que bom que ajudou.

      Boa Viagem.

    Luciana disse:
    13 de agosto de 2014 às 16:19

    Adorei as dicas.Tô indo agora em setembro pela CVC pq é minhas férias.Queria saber se o transporte até os passeios q estão no pacote do CVC estão incluidos?
    E se nos passeios como a flutuação tem lugar pra deixar as coisas.

      Cesar respondido:
      13 de agosto de 2014 às 16:21

      Luciana.

      Quando eu fui, os transportes estavam inclusos sim.

      Sobre a flutuação, tem lugares que tem ou normalmente é deixado no ônibus da CVC.

      Boa viagem.

    Sonia disse:
    28 de outubro de 2014 às 21:12

    Estou indo para Bonito em novembro, gostei das dicas, estou providenciando tudo. Valeu!

    Lívia disse:
    4 de novembro de 2014 às 15:25

    Olá Pessoal,

    Vou a Bonito em Janeiro. Alguém aí que vá tbem e queira dividir algumas despesas, como translado de Campo Grande ou aluguel de carro para chegar aos passeios?

    Abs!

    Tamara disse:
    12 de dezembro de 2015 às 17:32

    Estou indo essa semana. Essas dicas me salvaram… Da botinha de neoprene ao complexo b!
    Arrasou! Obrigada

      airanzinha disse:
      30 de dezembro de 2015 às 9:28

      Tamara e ai, como foi sua experiência? Tem mais dicas para passar?

    airanzinha disse:
    30 de dezembro de 2015 às 9:26

    Excelentes dias,obrigada! Irei na 2ª semana de Fevereiro. Anotado a dica do complexo B e a Botinha de Neoprene. Tenho dúvidas com relação a secador de cabelo, tenho sérios problemas em ficar com cabelo molhado.
    Os passeios eu fechei com a agência Big Tour ( o legal deles é que passam o preço com transporte compartilhado que fica muito mais barato). Mais informações no site ou pelo e-mail reservas@bigtour.com.br
    Ficarei no Hi Hostel, paguei um bom preço,

    Caso alguém queira compartilhar mais dicas, agradeço demais.

    Cida Vicente disse:
    27 de fevereiro de 2016 às 8:26

    Muito legal você compartilhar dicas, estou indo em março e vou seguir seu manual!!

      airanzinha disse:
      29 de fevereiro de 2016 às 10:31

      Cida….é maravilhoso e lindo, vai amar Bonito. Fiquei encantada com tudo.

    Lucineia Sanchez disse:
    2 de abril de 2016 às 20:30

    Olá! Adorei suas dicas! Vou a semana que vem para Bonito! Vou usá-las! Alguém já levou cachorro de pequeno porte pra lá? É seguro????

    Marcelo disse:
    14 de novembro de 2016 às 10:23

    Gostei das suas dicas! Obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s